Benedito Nunes ganha Premio Jabuti 2010

Mais um prêmio relevante  (todos os prêmios e homenagens são mais que merecidos) para Benedito Nunes, o escritor, pensador, crítico, ensaísta e professor paraense Benedito Nunes.
“A primeira fase do 52º Prêmio Jabuti já foi concluída e comemorada pelos vencedores das 21 categorias da premiação. Uma delas é Teoria/Crítica Literária, cujo primeiro lugar é do paraense Benedito Nunes, com a obra A Clave do Poético. Editado pela Companhia das Letras e organizado por Victor Sales Pinheiro, o livro reúne uma série de ensaios sobre os pontos altos da produção de Benedito Nunes. A Clave do Poético – O crítico, filósofo e professor discorre nos ensaios sobre a filosofia de Nietzsche, Spinoza e Wittgenstein e vai até os mais recentes desenvolvimentos da literatura brasileira contemporânea.”

Leia mais aqui: Benedito Nunes recebe o Prêmio Jabuti…

Penso que os leitores do Sub Rosa são como eu mesma: adoramos saber do que estamos falando, então eu pesquisei um pouco mais para saber a respeito do Premio, da sua origem, sua história, seu valor , e sua importância etc…

Por que o nome do prêmio é..er…JABUTI?
Eu sempre me perguntei isso.
Pois é! Aqui você pode saber:
HISTÓRIA DO PRÊMIO.

X=-=-=-=-=X-=-=-=-=-=-X

Vale ressaltar e lembrar que os vencedores das categorias LIVRO DO ANO DE FICÇÃO e LIVRO DO ANO DE NÃO FICÇÃO só são anunciados no dia da entrega dos prêmios, causando o maior frisson (e põe maior frisson nisso) entre editores, livreiros, intelectuais e leitores. O júri é formado por editores.
Além disso,  há também, as categorias em que os vencedores são escolhidos por  “voto popular” .  VOTO POPULAR – Ficção e VOTO POPULAR – NÃO FICÇÃO – Para eleger os vencedores destas últimas,    todos podemos votar aqui.

Bom, eis a relação, por ordem de classificação, dos ganhadores deste ano, em todas as categorias. São 21 categorias,  por ordem das notas, e eu destaco em primeiro lugar, a categoria TEORIA/ TEORIA LITERÁRIA:
Título – Editor – Autor
1º A CLAVE DO POÉTICO – Cia das Letras- BENEDITO NUNES
2º O CONTROLE DO IMAGINÁRIO & A AFIRMAÇÃO DO ROMANCE – Cia das Letras – LUIZ COSTA LIMA
3º CINZAS DO ESPÓLIO -Record -IVAN JUNQUEIRA

Eis os demais:

GANHADORES DO PRÊMIO JABUTI -2010

Fonte: CADERNO PROSA E VERSO- O GLOBO

X=-=-=-=X-=-=-=-X

Que tal você inscrever seu livro, capa, pesquisa, tratado, crônica, narrativas curtas, textos acadêmicos, tradução, enfim, tudo que circunda o universo da produção de informação, conhecimento e arte do livro e que com ele estão envolvidos. Para o ano que vem.

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

5 Responses to Benedito Nunes ganha Premio Jabuti 2010

  1. magaly disse:

    Meggy, que felicidade! Não imagina quanto estou curtindo este prêmio, merecidíssimo! Aliás, o prêmio incorpora, a partir desta altura, uma importância ainda maior. Saudemos este grande paraense, o gênio da crítica literária.

    Você viu o prêmio da poesia? Passageira em trânsito da Marina Colasanti?

    Parabéns pelo que toca seu entusiasmo como cidadã paraense e ex-aluna do Prof. Benedito Nunes.

  2. aninha pontes disse:

    Parabéns ao premiado.
    fez por merecer, e deve ser reconhecido.
    Saudades da Magaly.
    Beijos em você e nela também.

    • sub rosa disse:

      É verdade, Aninha. Ele merece, e o que é melhor: está recebendo o que merece *em vida*, não é?
      um beijo, minha flor.
      Ah! a Magaly está com vários projetos em andamento, logo volta. Ela vai adorar ler aqui sua lembrança.

  3. Será que Benedito Nunes fica feliz? Todos os estudiosos devem gostar de ganhar prêmios, mas todos todos?
    Se o tal está enfiado no trabalho de pesquisa , ou seja o que for, até as orelhas, o prêmio pode ser um bala, uma flor.
    Pensa se …acho q Copérnico…q teve de negar suas descobertas…Se ele ganhasse prêmio depois de tanta pesquisa…ficaria contente?
    A gente é que fica contente pelo outro que recebe o prêmio…
    E Benedito Nunes merece. E quando fala o Jabuti então…O nome Jabuti já dá força p prêmio. Se fosse “Cavalo” ou “Coelho” não pegava bem.
    Estou enrolando…mas é sério oq digo,,,,o prêmio é bom, é reconhecimento. Mas p o autor pode não ser.
    E daí? Eu me confundi , desculpe. Beijos

    ( Maga disse do prêmio da M Colassanti. Ela tem coisas boas, eu gosto dela, da Colassanti.)

    • sub rosa disse:

      hahahah! rose, estamos aqui morrendo de rir. não perca nunca essa sua espontaneidade, pra dizer o mínimo.
      olha só, eu lá sei responder isso. eu acho que isso de ficar contente, só ele sabe, não dá pra ficar achando qual a reação do Copernico ou dos ganhadores do Nobel. Ou do Benedito. Quem não gosta de ser lembrado ou homenageado em vida, não é? Não acho que o prêmio sequer perturbe o Bené. Ele continua na dele. E é assim que deve ser. Mas sua questão me fez lembrar do Marlon Brando que recusou um Oscar ou o Sartre que recusou também qualquer premio que não lembro agora.
      Só vc mesmo pra ter essa mente tão inquieta e interessante:-) a propósito vc se chatearia por receber um prêmio?
      bjs
      Ah sim, essa sua de Cavalo…, Coelho é deliciosa. Que fauna, não é? Ah a Marina é muito boa em prosa tb e boa em seus ensaios.

