Atenção: hoje, Nietzsche chora. (Updated)

katheryn_winnick2.jpg
A lindona aí de cima é  a Katherine Winnick. Agora..hohoho, vejam-na  abaixo em trajes de época e pensem  em Lou Andreas-Salome que era fantástca, que o digam Rilke e Freud e …claro, Nietzsche.  

No que diz respeito a adapatação de livros para filmes (mais que natural, pois um livro não deixa de ser um script para qualquer coisa) tenho uma resposta quase invariável:
Por favor, livro é livro e filme é filme.
Não entendo como alguém pode pode dizer.  “Vi o filme mas gosto mais do livro…”  a mim parece que é como dizer: comi boas maçãs mas ouvir música é melhor. (enia! essa foi mal, reconheço).
E ela foi convidada, IMSHO, por um caso sério de miscasting para a adaptação de um livro que não ousei ler Quando Nietzsche chorou.
WHEN NIETZSCHE WEPT – que levará hoje no Telecine Premium – às 22 h
Direção:Pinchas Perry.
Elenco: Katheryn Winnick é Lou Andreas-Salomé, Armand Assante é Nietzsche (deixem eu desmaiar 3 vezes) Ben Cross é Zarastuthra) Michal Yannai, Jamie Elman, Andreas Beckett, Rachel O’Meara Ano: 2007
Baseado no livro homônimo: Quando Nietzsche chorou, best-seller, do terapeuta Irvin Yalom
*******************************************
Só por maldade – dêem uma olhadinha aqui: Livros que mudaram a minha vida (*)
*****-=-=-=-=-=-*******
LOU ANDREAS-SALOMÉ!
kw_wnw.jpg
Agora reparem: essa moça que, não nego, é uma das mais lindas atrizes surgidas nos últimos tempo me faz o *part* de Lou Andreas-Salomé. Que Deus nos livre e guarde, tomara que ela faça bem, mas…. acho que …
********
wnw_bertha_myannai.jpg
E a esta não menos linda, Michal Yannai, um pouco menos linda, vá, lá, chacun à son goût, n’est-ce pas? coube a *part* de Berthe, a histérica tratada por Breuer.
Há aqui uma interessante (e dubitativa) análise do filme na Wikipédia -Quando Nietzscehe Chorou .
*********
Mas falando nisso, você leu o livro? Gostou? Não gostou? Por que? Ah Conta pra mim, conta?
(Palpi, esse repost é seu. Et pour cause;-)))


 

divisor.gif

Peço imensas desculpas, mas meus posts  estão praticamente sendo todos re-publicados. Com exceção deste, de blogs antigos, como o Sub Rosa 1-  http://meguimaraes.com
Enquanto não volto a posts originais, não deixem de ler o melhor blog de cinema of the  entire world que é o da Fer Guimaraes Rosa e Moacir Moreira Gomes – o Cinefilia e os post ferinamente  deliciosos , inteligentes e instigantes do  Rafael Galvão. Eta! cara bão de blog, como dizemos cá em casa;-). Sente só,  este aqui.

divisor.gif

Aaaaahhhh!

E não deixem de ler (*pobrema de quem não for ;-))) a nossa Rainha Fallmark!  

Imodéstia à parte, ou modéstia às favas,   euzinha estou lá citada. Em código, claro. E adoro;-))) 

divisor.gif

Aaaaaahhhh2 -“Hoje é o dia mundial da literatura infantil e juvenil, aniversário de 203 anos de Hans Christian Andersen.

O artista Chakrabhand Posayakrit foi encarregado de desenhar o poster oficial. ”

Obrigada, minha linda Cat:-0)

divisor.gif
Estejam  cientes.
Realmente fazer blog quando se tem amigos é mesmo…. Um imenso cordão.

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

9 Responses to Atenção: hoje, Nietzsche chora. (Updated)

  1. palpi disse:

    Eba! Quem sabe eu consiga assistir ao filme, porque o livro, você sabe, nem pensar. Parei no meio para eu não chorar. :)
    Beijo, MEGuita!

    =-=-=-=-
    Hahahaha,
    Vamos, querida, que tal, a gente vê até onde der e depois comenta aqui ou lá no seu blog;-)
    beijos, querida, muitos.

  2. Claudio disse:

    Aproveitando a folga: Eu também não sei se vou conseguir assistir ao filme… pode ser, Lucinha é que desses babados psi.
    Gostei da ironia: não li o livro completo para não chorar.Muito boa, essa.
    Valeu pela dica.
    beijos pras meninas

    =-=-=-=
    Tô te dizendo que a turma é quente;-)))
    Obrigada pelo telefonema.
    Minha médica mora em Belô, isto é BH, ou Beagá;-)
    Ha muitas chances de eu dar um pulinho aí com vocês.
    Quero ver o Repórter Mosca…ihhhh!

    Beijões pros dois.
    Quando puder vai lá na Fal.
    Nunca mais serás mais o mesmo.;-)))

  3. Elis disse:

    Meg, tentei te ligar ontem, em vão.
    Está melhor?
    Beijo.

    =-=-=-=

    Querida estou com problemas nas linhas de telefone. Ou nos aparelhos.
    Mas acho que deve ser a intermitente e incessante chuva.
    Aqui está parecendo er.. digamos, Londres.
    E vc já sabe como estou.
    Lembrei (mais ainda) de você , quando o Lord Broken-Pottery falou sobre o Milton Hatoun.;-)
    Estou com a foto aqui. Posso publicar?
    ;-)
    Beijos, minha amorinha

  4. nora borges disse:

    Olá, Meg. Quanto tempo…
    Este livro é fantástico, ñ tenha medo dele.
    Sobre o filme ñ posso falar porque eu nem sequer sabia que existia. Agora estou aqui sentindo formiguinhas na barriga de vontade de vë-lo.
    Li o livro em Português e quis muito presentear Pepe com ele, mas foi muito difícil consegui encontrá-lo aqui, em Español. Estava esgotado. Consegui-o num feira no parque, dois anos atrás, imagine.

    Meg, obrigada pela dica do filme. Vou procurá-lo!
    Um grande beijo.
    Espero que esteja bem!

    ======
    Nora, querida
    Que bom! Sim, tanto tempo, mas você está aqui é o que vale. Ueba!
    Bem, se você diz, vou tentar ler o livro, pois soube que há uma linha de livros como ese, seguindo-se ao “Nietzsche..”, há um chamado “A cura de Schopenhauer”.
    É natural que eu tenha ficado um pouco desconfiada. Mas agora vou ver a sério.

    Sim, Nora, eu estou ótima, muito, muito bem, e em muito agradeço a você.
    Mas tinha saudades suas.
    Muito bom vê-la aqui.
    Com muito carinho, muito, muito afeto
    Meg

  5. O Réprobo disse:

    Querida Meg,
    Esse livro não li. Li o «Um Ohar Para trás» e uma outra biografia de LA-S. Sempre a achei muito teatral, tentando captar as atenções; e pouco escrupulosa no uso das emoções dos outros. Um pouquino megalómana, também: por vezes dá a ideia que o melhor das obras daqueles com que se relacionou se deve a ela. Mesmo que fosse verdade, seria um mau testemunho, porque as ideias dos vários homens célebres que a conheceram são muito diferentes entre si, opostas mesmo. Veja só a diferença entre Nietzsche e Rilke, por exemplo…
    vive muto do prestígio que gerou a luta pela independência pessoal, numa altura em que a via (e a vida) intelectual feminina tinha outras condicionantes.

    Dito isto, a Katherine convenceu-me! Fico muito devedor.
    Beijinho

    =-=-=-=-
    Primeiro que tudo, querido Amigo.
    Eu sempre esqueço de colocar o hífen no nome dela. Que lapso!

    Tem o Réprobo a Louise em tão baixa conta?!
    Ora, ora, ora!
    Mas devo logo dizer que não se trata de uma biografia dela, au contraire, ela tem um papel pequeno, embora decisivo para a ação (???) no filme e creio também no livro.

    Como o diretor é o mesmo autor do livro, imagine que Nietzsche é que diz que está gravido da idéia (concepção) de Assim falava Zarathustra.

    =-=-=-=
    Agora, essa! Então os homens são mesmo todos iguais, só mudam de endereço!;-)

    Ai, ai, ai, ai!
    Um beijinho, algo resignado, lol, querido Amigo

  6. Nelsinho disse:

    Lou Andreas Salomé…
    Nome de bailarina de cabaré, nada compatível com toda aquela beleza…Oh! Dear Lord! Esses filósofos!

    Mesmo não sendo um filósofo, tivesse eu uns trinta anos a menos e eu desabaria nos braços da doce Ekaterina, russinha de São Petersburgo que comigo trabalhou nestes mêses de inverno na Finlândia.

    (Espero que a minha não menos doce companheirinha não se lembre de vir por aqui…)

    =-=-=-=
    Nelsinhoooo!!!!!!!!!
    Ai, ai, ai!
    Não me comprometa!
    Houston está tão solitário assim:-)))))))?
    Beijos para ti e para a doce companheira.
    Cadê o desafio?
    Meguita

  7. como o pessoal gosta de ver o infortúnio das celebridades…

    …deixa o cara chorar em paz, pô!

    é coisa de furo íntimo dele

    mas, pelo shape da moça, o filme vale uma caixa de kleenex

    =-=-=-=-=
    Para ti, o início do tema de A Grande Família. com o Dicró:-))
    Quás….

    FURO!!!!!! [intimo.

    Quem te avisa teu amigo é: Dá livro!

    Pocalunki

  8. Jorge A. S. disse:

    Ohhhhh Meg…

    …obrigado pela visita. Foi o comentário mais conciso de que tenho memória…

    Abreijos.

    =-=-=-=
    Oh, Jorge, querido Poeta, eu espero que tenha sido eloqüente (que esperança!)
    Resumia tudo, a admiração, o espanto, e por fim o lamento por não poder visitar com mais freqüencia fazedores de beleza, como tu.
    Olha só: Não esqueci o aniversário de tua Francisca. Dá-lhe valentes beijos por mim, sem dizer quem a destinatária:-)
    Beijabraços;-)

    P.S> Quer ir? Estou com problemas no Firefox. Isso lembra alguma coisa?

  9. gugala disse:

    senão de Kleenex, pelo menos de Jontex, cláudio.
    ahahaha

    =-=-=-=

    Vocês dois, hein, Gugala, você e o Claudio…minha nossa da perna grossa;-)
    Posso também ahahahaR?
    Beijos, querido

