Sub Rosa orgulhosamente apresenta: MAYRA ANDRADE

mayra_andrade_musa_cabo_verde
Mayra Andrade, click para ver minhas fotos do Flickr, em JUNHO de2007

Ela, lindíssima e talentosíssima (não, não há superlativos suficientes) é a chanteuse(*) MAYRA ANDRADE.
Ela é de Cabo Verde – ah! morna cretcheu, ela mora em Paris, ela ganha prêmios na Alemanha. Pois é, Navega!
Bom, vamos começar pelo começo: No Princípio era a … Cesaria.
Todos nós adorávamos a Cesária Évora Gostávamos, todos, adorá(va)mos a Cesária Évora (aliás nem vou contar uma ‘parada’ minha em Paris procurando pela diva aux pieds nus, pelo CD, claro está), Muitos brasileiros e estrangeiros gravaram com Cesária. E eu pensei que jamais ouviria coisa tão bela na minha vida em termos de música caboverdiana. Ai, Sodade! a morna de Cabo Verde.
Ou seja, música de Cabo Verde, para nós , maravilhosamente cultos e “prentended” conhecedores do exotique, era falar morna cretcheu e ouvir a música da Cesária Évora, (pobrinhos de nós).
Isso até ontem à noite, (escrevo em fins de maio), quando ouvi Mayra, que o meu querido Poeta e tradutor e semiólogo Carlos Sousa de Almeida, ciumentamente, não me apresentou:-). E fez ele muito bem;-)
Mas aí eu procurei, procurei e encontrei… quem eu encontro?… um MC, Mal Criadão, assim bem bad boy e talz – uma batida de hip hop em francês… OK como todos (não) sabem eu adoro hip hop, mas aí, no meio da música surge a melodia angustiadamente bela, na voz de… Mayra Andrade. Eu nem vou falar muito… Fiquem o tempo todo com ela. Julguem por si mesmos. É sobre ANGOLA.
Agora, sorry, periphery de Wisteria Lane;-) desculpem mas é de lei: você ouviu e viu e leu sobre a Mayra, assim bonitona e linda, pela primeira vez aqüi, assim mesmo aqüi, no Sub Rosa… fazer o quê?, não é mesmo? E, no fim das contas, isn’t that what a blog is for? ;-)

Site de Mayra Andrade – não deixem de ver tudo, tu- di- nho !!!!!!

Bom, agora, ela já fez um site novo. Melhor ainda, não é?

P.S Escrevi este post há 4 (q.u.a.t.r.o.) meses, taí o Carlos que não me deixa mentir;-). Então, é bem possível que as coisas estejam diferentes, pois a Mayra acabou de ganhar outros prêmios na Europa e, claro né?, agora, até PORTUGAL já a conhece;-))) brincadeirinha. (ela está fazendo shows, apresentações). Bom, vocês que sabem. Mas, ainda assim, eu continuo a dizer que foi aqui (aqüi) no Sub Rosa, yada, yada, yada.
E como bônus, eu vou colocar para vocês e dedicar ao meu “estrelo” e a algumas estrelas também, a querida Césaria Evora. Afinal quem é a rainha nunca perde a majestade: Cesária Évora, de seu CD Miss Perfumado a faixa mais linda, depois de Angola.

P.P.S- ESTE POST É DEDICADO AO QUERIDO AMIGO: FERNANDO CALS.

FORÇA E VOLTE LOGO, QUERIDO OBSERVADOR!!!!!!

Sodade -Cesária Évora, a diva dos pés nus – na foto com Marisa Monte

E abaixo, então, fiquem com a Mayra que é maravilhosa. Agora… o MC malcriadão… E se não entenderem as letras (lyrics) , ahimé, hélas! realmente, todos sabem, o mais importante é la musique, c’est pas?
MAYRA ganhou na Alemanha o “Preis der deutschen Schallplattenkritik“.Com o CD Navega, clique aqui


-=-=-=-=-=-=-=-=
Digam que eu não arranjo coisas lindinhas pra vocês;-)? Gostaram?

A letra (lyrics) de Comme s’il pleuvait.

Mots doux et billets de rigueur, intrigues enflammées
Comme s’il en pleuvait
Devant ma porte prétendants et jeunes premiers
Comme s’il en pleuvait
Nuées de diamants, poèmes posés sur mon chevet
Comme s’il pleuvait
Des présents chaque jour, comme s’il pleuvait
De l’amour, comme s’il pleuvait
A toi qui me vois mignonne
Main tendue, genoux fangeux
Ne prends pas garde à ma mise
Et sur l’heure jouons franc jeu
Jadis ici j’étais reine et les yeux de ces messieurs
Sur mon aimable personne se perdaient, cela t’étonne?

La- ia la ia

Roses, trémières et jolis cœurs les soirs de premières
Comme s’il en pleuvait
Nuées de diamants, poèmes posés sur mon chevet
Des soupirants et des atours à en décéder si tu savais
Comme s’il en pleuvait
Des présents chaque jour, comme s’il pleuvait
De l’amour, comme s’il en pleuvait
Le désir, l’ivresse, la lune
Mignonne tout m’était dû
Par un revers de fortune
Voilà que j’ai tout perdu
De mémoire d’homme ou d’apôtre
Qui saurait dire à présent
Que naguère comme nulle autre
Je fascinais le tout venant
Laialaia

Mots doux et billets de rigueur, intrigues enflammées
Comme s’il en pleuvait
Devant ma porte prétendants et jeunes premiers
Comme s’il en pleuvait
Des soupirants et des atours à en décéder si tu savais
Des présents chaque jour plus que tes doigts n’en sauraient compter
Comme s’il en pleuvait
La providence et la jeunesse ne durent jamais
çà je l’ai appris à mes dépends

Donne à présent de quoi manger mignonne
Gagne ton ciel et me sois bonne
Ma jouvencelle, ma mignonne
Laialaia, comme s’il en pleuvait….

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

12 Responses to Sub Rosa orgulhosamente apresenta: MAYRA ANDRADE

  1. Eduardo says:

    Lindíssima. Maravilhos. Você Meguita é o máximo!

    Bjs e bom fim de semana. O meu esta garantido ouvindo a moça!

    =-=-=-=
    Eduardo, Maravilhosa é o CHAPABRASIL. Maravilhosa é a Mayra Andrade.
    Eu sou apenas… o quê?
    Bem, obrigada, meu querido.
    Um fim de mana mui belo para vc e a sua*Paulinha*

    Beijos
    Meguita

  2. palpiteira says:

    Claro que eu só poderia vir a conhecer aqui, MEGavilhosa! :)
    Beijão.

    =-=-=-=-=
    PALPI querida:
    Você é de casa e sabe muito mais que eu. vc sabe, né?
    A mais viajada de toda a blogosfera.;-)

    Muito, mas muito carinho pra vc.
    Meguita

  3. Meg, sempre antenada, antecipando novidades, abrindo os caminhos!
    Vou ouvir com calma, abrir os links um a um comme il faut.
    Falando nisso, postei um daqueles bem “elefante na lama” sabe como é? (traduzindo para os incautos: pesado e sujo), bem ao seu gosto e dessa vez, sem fazer a limpeza, ficou in natura mesmo.
    Aguardo um comentário seu, nem que seja para esculhambar, viu?
    Beijo, menina

    =-=-=-=-=-=-=
    Valter, é brincadeirinha
    Tá certo que o post é realmente de maio, e foi pubicado, depois retirado.
    Muita gente procurava Mayra aqui no Sub Rosa.
    Então ela está agora aqui para festejar, fazendo parte das comemorações de algo
    que só direi, muuuuito mais tarde.

    Menino, sou uma flor delicada, todos sabem, mas gosto sim disso que vc acabou de falar. Hohoho
    Vou lar. Isenção absoluta.
    beijos para vc e Aninha
    Meguita

    P.S A-do-rei o “comm’il faut! A.do.rei. Comme il faut!

  4. GENTE querida:
    É claro que tudo isso de “cabotinagem:-) de alta cabotagem”, ´tudo , tudo é pra fazer vocês rirem.
    E eu rir de mim, também, que é o esporte no qual sou campeã;-)))
    Mas, de qualquer forma, é uma maneira de ver as alegrias dos amigos
    pelas alegrias dos meus momentos raros de bom humor;-).

    E depois, vocês sabem que estou nervosa:-)

    Tudo em que eu penso AGORA é no nosso querido FERNANDO CALS – nosso querido OBSERVADOR. Que ele esteja logo, logo aqui conosco.
    SAÚDE E FORÇA, FERNANDÃO!!!! .
    Eu adoro você.
    Beijos especiais, Fernando,
    de la Vieille Dame Indigne II.;-))

    E para vosotros;-) obrigadíssima. Muito!. Eu confio no meu taco, isto é nos meus 7 ou 8 leitores, fiéis e amadíssimos.
    *ENFIM: OS USUAL SUSPECTS!*
    (hoje estou no mood: lendo o João Antônio e me preparando para ler o Valter)
    Falanisso: Já leram Farenheit 451? Hein? Hein?
    Meglynha torta;-)

  5. Ed says:

    Olha, foi um prazer quase sexual, tá?

    E, poxa, você tá me devendo uma visitinha lá no sententia, né? Passa para tomar um chá.

    Beijo.

    =-=-==
    Hahahahahah!!!!!!
    Menino, eu te perdôo: não sabes o que dizes: deixa tua noiva ler isso aqui.
    Te salvas porque ela não vem aqui, massssss….
    E é mentira, desculpe: *menas* verdade;-)))
    como uma pessoa tão talentosa, que eu admiro tanto, pode dizer semelhante isso?
    Vou todo dia lá, não paro para o chá, porque preciso evitar a cafeína!
    ;-))))
    Mas adoro tudo lá. Você sabe!
    Tenho pena de quem perde o SETENTIA;))
    beijo
    Meguita

  6. Lou says:

    Música bonita e expressiva, d’après Cesária, c’est vrai!…Portugal já a conhece ; -)?… Mas o mundo é cada vez mais pequeno, e você ainda estreita mais esses laços! Bravo!

  7. Loulou, ma chérie:
    TIENS!!!!!!!!;-)))
    Tu as lu le post, toi!!!!!
    C’ était une blague vers mes amis portugaises, ainsi les autres lusophones;-))) pour les tracasser.
    Penses-tu que c’est grossier? Dis-moi, chérie. Si oui je tire la patte;-)))
    Plaisanteries sont *armas de dois legumes*, hohoho
    Ben…;-)
    E pour toi, aussi. ma gamine. Je t’adore, Lou!
    Grosses bises!!!!!!
    Meguitar ;-)))

  8. Meg,
    querida adorei tua quase-crítica no perplexo, te adoro, viu?
    Voltei aqui para auscultar a Mayra Andrade. Mas que voz, hein?
    Sinceridade, adorei. Vou procurar o cd para comprar. Não conhecia, claro e acho que pouca gente, menas voce claro, que conhece tudo e tudo encontra nesse mundo véio sem porteira.
    Obrigadão por tudo.
    Hoje à noite devo ter notícias consistentes do Capão. O Tiago chega de Sampa e deve trazer o sinal verde para a publicação. Cruza os dedos, madrinha!
    Beijo, querida

    ps: gostou do comme il faut? É herança dos tempos do seminário (lá não tinha só viadagens não, tá?)

  9. Ana Vidal says:

    Oi, querida
    Tá me provocando, é? Como a gente não conhece Mayra Andrade? Ela tá arrasando aqui também, viu?
    Tô brincando, Meggy. E gosto de te ver assim alegre também!!

    Beijão
    Ana

  10. Magaly says:

    Passando ‘de bandinha’, tá?
    Nó na garganta, não quis deixar de vir assim mesmo . O dia está pesado, mas já está quase no fim. Lembra? Um dos dois dias que não gosto de reviver. Xá pra lá, já desabafei.

    Da cantora, voz linda, cara linda. É gostosa a música de lá, hein? Vale considerrar o CD, como fará o Valter.

    Se me perdoa, bato asas agorinha. Aproveito para fazer uma vibração pela recuperação de seu amigo Fernando Cals.

    Beijos apoucadinhos hoje, assim mesmo, beijos.

  11. Magaly says:

    Por que não subiu meu comentário?
    Se não foi salvo, diga-me pra eu tentar repeti-lo, certo?
    Beijinhos

  12. Meg querida, ainda não ouvi.
    Mas posso te dizer que a menina é linda mesmo.
    Agora você com este carinho com todos, com sua atenção, vai conquistando a todos nós.
    Essa de sete ou oito leitores, não existe mesmo né?
    Um beijo grande prá você, o meu carinho e desejo de um lindo final de semana.

