TUDO(quase tudo) s/ a SBPC-BELÉM: Mangal das Garças

nimbus_cumulus
Ó, isso aqui é só uma foto para vocês não dizerem que sou ingrata e me esqueço de vocês, logo eu que adoro vocês muito, mas deixa eu dizer o porque dessa foto (tirada de dentro do restaurante chi-qu-ré-ré-ré-simo MANJAR DAS GARÇAS, é assim:

quando eu era pequena, e estudava ‘na’ professora particular (explicadora) tínhamos sabatinas – um meia roda em torno da professora que fazia perguntas sobre a matéria dada; perguntava (mal sabíamos que ela tinha todas as perguntas e respostas já escritas num caderno). Se errássemos a resposta, pimba! apanhávamos um palmada de palmatória, ou seja ferro na boneca, um pedaço de pau e levávamos ‘bolo’ (vem cá vcs estão entendendo?) nas palmas da mão.
Eu, a mamãezinha aqui, claro e obviamente nunca, nunquinha que apanhei um bolo sequer;-))… quer dizer, apanhar, apanhei, mas foi injusto, claro: eu já ia responder, mas demorei demais. A pergunta era, ameaçadora: “Tipo de nuvens que prenunciam chuva?
Duvido vc responder depressa. Pois é. Eu demorei porque fiquei na dúvida entre nimbus e cúmulus. (se estiver errada a grafia é porque desde que eu apanhei o tal bolo /palmada até hoje, jamais me perguntaram de novo e… pois é! Ou seja, claro que não errei, apenas demorei, concordam? Professora malvada, aluna vacilosa;-))) , Ah! e quem dava o bolo era outro aluno mais esperto, ou que até colava do caderno da”profe” e respondia tudinho. Uns sádicos. Daí que quando vi essa foto meu coração parou e eu disse a: Ai, mamãe!, olha as nuvens!!!!

Temos mais de 200 , não 180, não, quase 500 fotos que temos eu e Luana- (que foi ver o pôr do sol numa ilha próximo de Belém, u-ma-coi-sa de lindo!) – da paisagem amazônica perfeitamente conservada e protegida dentro, absolutamente dentro da cidade. Foi o arquiteto Paulo Chaves (é o maior) que projetou o complexo inteiro, onde era um mangal, hoje há viveiros de garças , “guarás”- essa é uma história à parte -, restaurantes, a melhor cozinha do mundo, venham tirar a prova – tudo, tudinho que a floresta tem, o homem intervindo na natureza, mas de uma forma absolutamente filosófica, arística e recriadora;
Vejam só o que há no pórtico , na entrada do Mangal das Garças, que é dentro da cidade , repito, num bairro chamado ARSENAL e que fica na chamada Cidade Velha, ou seja o Cenrtro Histórico de Belém, como em Espanha, o El Viejo Madrid:
barco_vazante_trapiche

“O homem que deixou de ser escravo da natureza, tampouco é o senhor que nela impera, deveria ser o seu vigilante guardião.”

Benedito Nunes, o sábio paraense, que o mundo inteiro conhece e resoeita e admira.

Como? Você não sabe o que é um MANGAL???!!!!!! Olha a palmatória:-)), mas que nada, aqui há uma definição de mangal que é um caoisa fantástica e eu se morresse na quarta-feira, morria e não sabia hohoho. Já quanto a outra coisa: pode ler o que é o Mangal das Garças aqui. E podem até, para não ficarem meio tristinhos, fazer um passeio virtual.
É per-fei-to!
Depois colocarei aqui as fotos das pessoas, as pessoas cientistas e as pessoas não-cientistas. Se bem que a Selminha – a professora SELMA Amadora Lima Henriques SANTALICES aí, é cientista : ela é matemática, a melhor etc etc etc.
Por ora , é só! ah! e não confundam: Mangal é uma coisa e o Manjar das Garças é o restaurante.
sabrina_glasses

M3367S-4507 Sabrina é da Ciência da Informação : Redes. Ela é de Brasília. Tudo o que ela está vestindo ou usando é de Belém, artesanato e produção regional desde o vestido até os brincos etc.
Beijos madrugadores. Sawubona, people e gente e pessoas queridas: também podem acompanhar a saga aqui no FLICKR.COM , certo? E comentar lá também, certo? hahaha, James e everybody!!!!
—***—
Queridos , um pedido especial: façam como o Valter Ferraz, ele quando vê que o comment não aparece, manda logo um aviso. O antispam é novo e às vezes se engana. Grazie. Buongiorno. Ciao!

P.S Gente, voltarei depois, no final do dia para responder os demais , mas já agradeço à Magaly, à Lou, a todos, e em especial à querida MATILDA PENNA . Uau!!! Como essa moça escreve bem . Escrever bem é difícil e escrever bem e belissimamente como ela faz, é coisa de sonho, de deuses.
Matilda escrevesse eu como você e já não falava mais com ninguém!;-))) Beijos.

P.PPS -A comunidade SELMA SANTALICES, no ORKUT é esta e mais esta: ..te mete!;) . Ela é profe de Geometria Analítica e Calculo Diferencial Intyegral e Geometria Euclidiana.. agora, vão lá para ver as melhores frases dela, segundo os alunos e é a unica professora de Matemática que os alunos e ex-alunos adoram…Eu, hein?

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

16 Responses to TUDO(quase tudo) s/ a SBPC-BELÉM: Mangal das Garças

  1. Eduardo.P.L says:

    Madrugadores, é comigo mesmo!
    Oba, mais histórias, ilustradas de Belém, cidade que vivi e tenho enormes e boas lembranças. Hoje, pelo que vejo, muito mudada!

    Beijos.

    =-=-=-=

    Eduardo, vou mostrar aos poucos mais algumas coisas para vc.
    A cidade, realmente, está irreconhecível!
    bejos, muitos, meu querido
    Meguita
    .

  2. James says:

    Delícia de viagem…, não é mestra?

    Progresso da Ciência não parece algo meio redundante?

    Um abraço.

  3. Que lindo lugar!
    Gostaria muito de estar aí com você.
    Agora, como tínhamos professores maus né?
    Gostei de ver de novo a palavra sabatina, que não via há muito tempo.
    Que seu domingo seja lindo e feliz.
    Um beijo

    =-=-=-
    Ai, Aninha… não é verdade???!!!!!
    Rimos muito aqui dessas lembranças.
    A SABATNA, vou até olhar no Houaiss o que significa, porque as nossas sabatinas eram quase todos os dias hahah
    Não eram só nos sábados.

    Olga só que achei:

    SABATINA: n substantivo feminino
    1 Diacronismo: antigo.
    pequena tese que os estudantes de filosofia sustentavam ao fim do primeiro ano do curso
    2 atividade escolar, ger. realizada aos sábados, como recapitulação da matéria da semana
    3 recapitulação oral de certo número de lições através de perguntas e respostas
    4 Derivação: sentido figurado.
    matéria a examinar, a discutir; tese, questão, debate
    5 Rubrica: religião.
    reza própria para o sábado
    6 Rubrica: turfe. Regionalismo: Brasil.
    reunião turfística que se realiza aos sábados

    Olha só a professora, era a professora Alice;-)) exagerava.
    Beijos, minha amadinha
    Meguita

  4. Meg,
    querida que belo mergulhar nas águas de Belém você nos proporcionou.
    Domingos são ótimos para passeios e guiados, melhor ainda.
    Tua cidade deve ser mesmo linda. De minhas inúmeras viagens Á serviço, infelizmente não cheguei a Belém. O máximo que cheguei foi Natal e Mossoró/RN.
    Tenha um bom domingo,
    Fique bem
    Um beijo


    Obrigada, querido: (Não deu outra, teu comment estava no spam…grrrr.. esse askimet! olha só! se todos fizessem como você!)
    Belém é linda, linda, linda. Lembra-me as pessoas: nós, pessoas nunca somos tudo o que podemos ser! Sempre estamos em ponto de refação. Belém é maravilhosamente lçinda hoje em dia.
    E aguardem depois as fotos da cidsade mais urbanas ainda.
    E viva os arquitetos. Menos o Guga, que espia só! não sei o que aconteceu ele não vem mais aqui… assim que terminar a SBPC, eu vou chorar e espernear… e pedir satisfações presse menino;-)
    Meguita

  5. AV says:

    Oi, Meg,
    Que sorte, vc tá num lugar liiiiindo!
    Uma das minhas irmãs vive no Delta do Parnaíba (não é muito longe daí) , tem uma fazenda de camarão no meio de um mangal a perder de vista. É natureza protegida, ela não pode tocar sequer num pé de mangue e eu acho muito bem. Um lugar também lindo de morrer, como há tantos ainda no Brasil.
    Beijo grande, dê notícias.
    Ana
    =-=-=-=-=-=-

    RESPOSTA ESPECIAL:
    Ana, caríssima Poeta: tenho estado nesse meio tempo a contrair uma dívida quase insolvível com a nossa já admirada poetisa Ana Vidal, poetisa portuguesa que ama o Brasil e que dentro em pouco estará aqui na terra para lançar noa Feira do Livro em Brasilia o seu livro de poesia intitulado “A Poesia é para comer” (título belíssimo que os leitores do Sub Rosa, com certeza já hão de conhecer). Ela é amiga de poetaisas brasileiras como a ALICE RUIZ, e ASTRID CABRAL – estupendas – e não só.

    Pois bem, Ana, eu explico e peço-lhe que me perdoe; Aqui no Sub Rosa serve-se bem para servir sempre;-)))) e então eu demoro um pouco pois tenho estado a receber os novos bloguewiros e – com o coração mais alegre estou recebdndo de volta bloguiros queridos e AMIGOS, de outras plagas, de outros continentes como é o caso da minha querida Alma Nômade http://horvallis.blogspot.com , um querida, verdadeiramente querida, que mora em PARIS (viu só o que é abalar Paris em chamas?– Não pense então que é por menos afeição. Você merece um tempo especial e, claro, sim, calaríssimo que vou responder a você também pessoalmente.

    Agora, minha cara duas coisas: Aqui no Brasil tudo é imenso! . Mesmo os Estados têm , alguns, dimensões continentais, sem exagero. E daí, o Delta do Parnaíba é longíssimo daqui de Belém, no norte, na Amazônia.
    E por cá, comemos imensos, enormes, gradíssimos e saborosíssimos camarões , yummy!!! Não é o camarão a espécie em perigo de extinção. São outras, eu lhe direi depois.

    A outra coisa é que li e ri o seu comentário sobre o queridíssimo Doc House. Então aí j´´a a cabou a third season e eu aqui a sofrer, sofrer com o os avanços dele na Doc Cuddy, e a (SUPOSTA) indeifernça da Doc Cameron. Olhe, no episodio de hoje, ele é a propria imagem do desejo de um fauno ou sátiro em direção à Cuddy… mas compreendi que a Cuddy ele apenas deseja! pois amor , amor verdadeiro é a mim que ele dedica;-))) Atão, pois! E tenho dito!
    Beijos
    Meg

    P.S Gente, voltarei depois, no final do dia para reponder os demias , mas já agradeço à Magaly, à Lou, a todos, e em especial à querida MATILDA PENNA. Uau!!! Como essa moça escreve bem . Escrever bem é difícil e escrever bem e belissimamente como ela faz, é coisa de sonho, de deuses.
    Matilda escrevesse eu como você e jpá não falva com ninguém!;-))) Beijos, everyone!

  6. Magaly says:

    Boa aula. A força e a beleza do norte.
    Foi com emoção que li o texto de Benedito Nunes, a força intelectual desse lugar privilegiado pela natureza.
    Venho da terra das lagoas; daí, os mangezais terem para mim música e imagem familiar. Muto gostoso.

    E você madrugou mesmo hoje, hein? Empolgada com os eventos paraenses, com a Selma privilegiando aquela foto, com a bela visita que recebeu, aí garota, você não é deste mundo!
    Beijinhos.

    ===
    Maga, sweetheart!
    Linda!!!!
    Você já me estragou mesmo, Maga:-) Como vou passar sem seus elogios:-))))
    E logo agora, que eu estava pensando em fundar uma Fabrica Internacional de Exportação de Modéstia;-))))
    Te adoro muito!
    beijos
    Sua Meggy

  7. Matilda says:

    Ah! Meg, saudades de Belém, morei lá quando do meus filhos eram pequenos, foi em Belém que me apaixonei por açaí e cupuaçu, tantas lembranças de Belém, a chuva grossa e quente, os cheiros das ervas pelo ar, minha cozinha tinha uma janela enorme com vista para a baía, eu parava tudo para ver a chuva chegar e depois ir embora, até tacacá eu fiz em casa uma vez, nossa, como viajei no tempo agora!
    Beijos, :).

    ==-=-==-=-
    MATILDA, querida
    Se eu tivesse juízo, eu apagava meu post e colocava o seu commnet aí!
    Juro, juro, juro!
    Isso mesmo, açaí e cupuaçu!
    A chuva continua, parece o grito de ordem ;-)
    Agora, eu me reconciliei com a minha tera, realmente com essa vinda da Lulu aqui.

    Um beijo muito, mas muito especial
    Meguita

  8. Lou says:

    Ai!… se eu fosse passarinho!…voava diretinho pra esse mangal! Ai!… se eu fosse vento… me enrolava todinha nessa energia terra e mar!
    Vou pedir aos céus que me deixem sonhar que sou sabiá ou brisa amena das manhãs!…Terra nostra!
    Obrigada, querida, pelos perfumes e o sonho!
    Beijos!
    ====

    LINDO!, LINDO!, LINDO! querida Lou

    Adorei, que coisas lindas vc disse.
    Obrigada
    Um beijo
    Meguita

  9. Palpi says:

    Meguita, não estou entendendo nada. Eu já fui a Belém hoje, neste mesmo lugar, com essa mesma pessoa. :) Duas viagens a Belém no mesmo dia?

    Hahahah!
    Palpi: vc foi pra Dinamarca, não se lembra, não?
    ;-)))
    beijocas

  10. Meg,
    beleuza! agora sim. Comento e aparece.
    Espero que tenhas uma boa semana.
    Um beijo

    ps: a capa está prontinha!

  11. Maria Elisa says:

    Queridos:
    Não se preocupem: virei responder a todos:
    A semana começa, a atmosfera de alegria dá lugar à satisfação de recomeçar tudo.
    Mas em especial, quero responder aqui ao JAMES:

    Progresso da ciência – essa expressão é perfeita, James.
    Não podemos esquecer que a Ciência faculta ao homem saber para trazer progresso ao homem.

    Mas , a Ciência é sempre uma filha do seu tempo.
    A Ciência progride, não se estagna.
    E mesmo que invoquemios freqüentemente o argumento ” a ciência já provou isso, ou a ciência provou aquilo, então pe verdadeiro” a ci~encia não prova nada, a ciência só demonstra.

    E não menos importante: a Ciência não pode estagnar.
    Novoas decobertas, novos aângulos, podem *ENRIQUECER* a Ciência.
    O que era uimpossível no seculo XIX hoje se torna uma banalidade.

    É mais ou menos isso, não é?
    Dgam lá:-)
    Beijos
    Meg

  12. Matilda says:

    Como sempre, muito gentil, Meg querida, beijos, :).

  13. Meguita adorei seu trabalho de procurar os significados para sabatina.
    Agora as lembranças que tenho, são realmente de responsabilidade, muitas vezes me convidavam para sair nos finais de semana, aquelas saídas demoradas, para um sítio, chácara, em que passaríamos um ou dois dias, e que eu adorava ir, mas quando era época das tais sabatinas, as vezes entrava pela semana toda, não ia mesmo.
    Aproveitava o tempo para estudar e ajudar meus muitos amigos, que gostavam de estudar comigo.
    Eu era bem “CD”.
    Beijinhos meu bem.
    Você está bem?
    Quero agora ouvir seu sorriso.

    =-=-=-=-=-
    Aninha, bem, eu estou melhor que aquele dia em que dei aquele veXame com você minha linda, Ay caramba!
    Estou aqui “pegada” num trabalho (já ouviu esta palavra? hahahahah, *pegada* no trabalho?).
    Eu não sei se as pessoas entendem mas aqui significa que se está firme, colado, envolvido com um trabalho.
    Eu diria mesmo atracado, atracada com um trabalho (aí pela sua casa não tem ninguém assim, não:-)???

    Pois bem, então embora pegada num certo;-)))) trabalho, eu venho de vez em quando, POR CAUSA DO TAL ASKIMET que engole os comentários e coloca-os como SPAM… é uma coisa…! Até que com razão, pois os robots de Spam são terríveis!!!
    Ou venho ver se tem alguém que eu deixei passar sem responder.
    A Matilda Penna aí embaixo, que é uma bela duma escritora que não se abre para o mundo e também faz poemas, essa está sendo minha credora: devo respostas a ela há séculos!!!!

    E tem tudo a ver com o tema que vou colocar qui no blog amanhã: mais um texto sobre palvra e escrita

    Vc precisa ver o mundaréu de gente que se revoltou e quer que eu fale sobre ESCRITA E LEITURA;-)))

    E, lógico que num post sobre LEITURA teremos que falar de palavras e lógico que sabatina é uma dessas.
    Também, um amigo escreveu que assim como existe Escola Dominical, existe em certas religiões que privilegiam o Sabado como Dia do Senhor (os judeus, por exemplo, os Adventistas do Sétimo Da0 pois então,, ecxiste a Escola Sabatina.

    beijos querida,
    E avise o meu povo, Yvonne e adjacências que só vou por lá daqui a uns dias.
    Mas vou ficar triste se não vierem aqui.
    Já sabe: serve-se bem, para servir sempre:-)
    beijocas
    Meguita
    P.S Quer falar no Skipe, é?!
    Oba, se for diga, certo?
    M.

  14. Meg,
    Gosto muito de Belém. A cidade, com todas aquelas mangueiras espalhadas, danificando quando caem o teto dos carros, é muito especial. A comida é deliciosa, adoro pato no tucupi.
    Voltando aos bolos agradeceria, caso acreditasse nele, a Deus por não os ter como instituição em minha escola. O aluno que fui certamente teria perdido as mãos.
    Beijão

  15. a Selma eh uma graçinha! Adorei conhece-la por foto. Esse vestido da Sabrina arrasa Paris in chamas! E a sandalia… aah, um must have!

    beijos, Meg! ;-*

    =-=-=
    Tô já já escrevendo para vc, queridONA;-)
    bjus ;-*
    Meg Lee

  16. carlinhos says:

    Belém é muito massa msm, é uma cidade linda.

%d blogueiros gostam disto: