Pessoa Infinito Pessoa. (updated com música)

Pessoa_Poeta_ingles_poesia_inglesa

Um dos volumes dos sete que compõem “A OBRA ESSENCIAL DE FERNANDO PESSOA”, organizada por Richard Zenith, ele mesmo poeta e crítico – editado pela Assirio & Alvim é este Poesia Inglesa que é o ponto de partida para o encontro entre TERESA RITA LOPES, autoridade máxima em Pessoa, IMSSHO, Luisa Freire (tradutora) e o organizador Richard Zenith, na casa Fernando Pessoa em Lisboa. Amanhã, dia 12. A notícia sobre o encontro “Fernando Pessoa, Poeta Inglês” pode ser lida aqui
Importante chamar atenção para o organizador: assenhoreou-se completamente da obra de Pessoa, transformando as sete, digamos, partes – prosa, poesia e cartas – num todo irrecorrível. Ganhou o prêmio TRADUÇÃO GULBENKIAN , por ter vertido para o inglês o Livro do Desassossego (prosa) de Fernando Pessoa / Bernardo Soares. Mas é totalmente desnecessário falar da importância de Fernando Pessoa acerca do qual parece ter-se já tudo escrito , mas a cada momento há sempre alguém escrevendo sobre ele. E acho que inesgotavelmente se escreverá.

Triste, porém, é imaginar ou saber que só a respeito dele é dado dizer: “pelo dito fingimento, pelas máscaras que se fizeram rostos, pelos muitos rostos que escondem em recônditos recantos da consciência, Pessoa é o que o Richard Zenith chama de luz que penetra e farol que avisa… ” E as demais pessoas? – pergunto eu.

*Achei por bem (quem achar que fiz mal, que levante o dedo, chegue aqui, ande e diga:-) colocar para vocês – e, é claro, para mim, uma música do grupo português XUTOS & PONTAPÉS . OK, não vão rir do nome, aliás não sei a origem do nome, e que não se percam pelo nome, mas eles têm belas músicas. Cara, eles estão na estrada dese os fins dos anos 70 e tenho certeza de que muitos dos Fernando Pessoa gostaria deles, embora Tom Waits fosse de certeza! Esta aqui – O homem do leme – é uma delas e é lindíssima. Pay attention! Si si si, , oh yeah é rock dos anos 80, uma batida muito fera, sinistra mesmo. Vão adorar.
Olha só uma palinha:

“E mais que uma onda, mais que uma maré…/Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé…/Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,/vai quem já nada teme, vai o homem do leme…/E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,a vida é sempre a perder…/No fundo horizonte sopra o murmúrio para onde vai./No fundo do tempo foge o futuro, é tarde demais…/E uma vontade de ir, correr o mundo e partir, a vida é sempre a perder…”


P.S. Cat, veja seu email, OK?

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

14 Responses to Pessoa Infinito Pessoa. (updated com música)

  1. Marcio says:

    Oi, Meg

    Eu respondi àquele e-mail que você me mandou tempos atrás… Chegou a ver? Funcionou o lance dos torrents para baixar House? Então, depois que a terceira temporada acabou, fiquei com vontade de rever todos os episódios desde a 1ª temporada, daí lembrei que existe outra maneira de baixar os episódios, num formato mais leve, o IsFree.

    Bom, acabei de ir no site deles agora, e a novidade é que ele estão pedindo cadastro. Acho que vou fazer, eu já baixei alguns episódios na época em que o acesso era livre, e geralmente funciona direitinho, cá está o link: http://www.overcampus.com/isfree/login.php

    Interessante esse livro do Pessoa…Espero que a Companhia das Letras edite logo.

    beijo,

    Marcio

  2. a pedido duma amicíssima luso-moçambicana, baixei o quê pude do Xutos, confesso que não me agradei por quase nada dos gajos, tanto que gravei para ela em áudio e não fiquei com resquício que fosse – mas você disse bem, são bem anos 80 e têm algo dessa melancolia do fado nas letras.

    beijocas

  3. Maria Elisa says:

    Queridos Marcio e Claudio:
    Vou e volto para responder a vocês dois.
    ;-)))

    Eu já estva toda chorosa por aqui, achando que o post do Pessoa não ia ter nenhum comentário.
    Como vocês bem sabem sou interesseira, trabalhar for nothing, não é comigo… Sou do lema:” Pode-se até ganhar pouco mas tem que ser divertido”.

    Entretanto não sei se sabem que a Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ) versão 59 está sendo realizada aqui em Belém do Pará e estou recebendo umas celebridades paulistas e paulistanas.
    Guess who?!
    O meu Rio de Janeiro não compareceu, uma verrrrrgonha!:o(

    Então meus lindos , assim que chegar em casa, venho responder pros dois.
    Sim, eu sei, que para o Marcio é sobre os torrents e o House e para o Tecl AUDIO BocSon é sobre os xutos e pontapés.
    hohohoho
    Marcio; tô ferrada com o House, te explico melhor . Inclusive cheguei por acaso ao ISfree, mas como nunca consigo entrar na tua página do SU, fiquei com vergonha de te chatear.
    Depois não tenho conexão de 1 mega . Envergonhadíssima confesso. Tive e troquei.

    Mas quero qe me digas se o que eu soube não recordo exatamente onde que o HOUSE – a série – ia acabar, achei um ab-sur-do do maior tamanho, mas…
    Já tive notícias de tudinho sobre a 4a. temporada.;-) Agora, baixar que é bom, no seu email falta um elo no passo a passo.
    so, so, so sorry
    beijos
    XXXXXX
    Bem, afilhado, acertei não é?
    Para dizer a verdade, entendo bastante a sua maiga, eu quando ouvi não gostei- depois ouvi algo em um blog e a-do-rei e aí vi que o forte era a letra muito melhor que a “levada”.
    Acho até que eles ensaiam uma guitarra portuguesa, né não?
    Beijões aos dois.

    Meguita

  4. Maria Elisa says:

    Ah Claudio, a formação dos gajos está na wikipedia, mas agora tenho que ir.
    beijos,
    soon.

  5. Meg, passei por aqui ví e não pude ouvir os galos.
    Estou atolado no livro(o outro)
    De qualquer forma,
    aquele beijo, tá?

  6. O'Sanji says:

    Meg,
    Fala em Pessoa e em Xutos…
    Fique então com mais estas duas dos Xutos:
    http://www.esnips.com/doc/10a16d77-a0f0-4c3c-b0cb-116e333356d9/54—Xutos–Pontapés—Circo-De-Feras
    http://www.esnips.com/doc/7f52827d-8cdb-4c44-9cde-c9adb7420c1b/Xutos-e-Pontapes—A-Minha-Maneira
    e com esta só do vocalista Tim:
    http://www.esnips.com/doc/1367ecc5-79f3-4acc-a810-da895710cd80/Tim—Amanhã
    Pensando sempre num Amanhã que seja melhor…

    É um prazer vir ao seu blog! :-))
    Belém! Tenho bons amigos, por aí! ;-)

    Beijo português, com raízes africanas e paulistas!

  7. O'Sanji says:

    Meguiiiiiiiiiiiiiiii…
    Vou chorar! Buá, buá, buá….
    Sempre que aqui venho comentar…. não aparece o comentário! Buá, buá, buá….
    Não vou repetir o que deixei há horas…
    Deixo-lhe somente este link:
    http://umeooutro.blogspot.com/2006/09/amanh.html
    Afinal a música é de Guilherme Arantes e Caetano! A mesma língua, noutro registo! E tem tudo a ver com Fernando Pessoa! ;-))

    Beijinho
    (será que entra? Buá, buá, buá)

  8. O'Sanji says:

    Obviamente que agora é que isto não faz mesmo sentido nenhum. :@
    Esse link remete para uma canção, cantada por Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, de que eu havia deixado dois links para duas músicas.

    Sempre na esperança que “Amanhã” o WordPress não me pregue mais uma partida! Eheheheh

    Beijinho

  9. Meg,
    Pessoa fala ao meu coração, Tenho na cabeceira um livrinho velho, caidinho, já sem capa, seria feio se não fossem belas as palavras que guarda. É minha leitura ligeira, freqüente, para quando o tempo é curto. Abro em qualquer página, emociono-me sempre. Durmo bem.

    Pobre velha música!
    Não sei por que agrado,
    Enche-se de lágrimas
    Meu olhar parado.

    Recordo outro ouvir-te.
    Não sei se te ouvi
    Nessa minha infância
    Que me lembra em ti.

    Com que ânsia tão raiva
    Quero aquele outrora!
    Eu era feliz? Não sei:
    Fui-o outrora agora.
    Beijão

    =-=-=-=
    Lord, veja a inteireza poética de um Mestre
    Veja, como sei que já viu o mundo que é dito num verso:
    FUI-O OUTRORA AGORA!!!!

    Não há nada igual.
    Imagine, conheço (relativamente pouco, como todos, pois ele incessante e permanente) Pessoa e não canso nunca de me surpreender.
    Beijos
    Valeu! Foi pasar para meus *files*
    Sua serva
    Meguita
    Meg

  10. Magaly says:

    Ouvir falar de Pessoa é sempre empolgante: “chama de luz que penetra e farol que avisa”.
    Você sabe o mapa de todos so tesouros?

    Adorei a letra dos Xutos e a melodia temsua beleza.O conjunto não me aqueceu. Não sei se mudaria conhecendo-os melhor..
    Ciao, bella!

    =-=-=

    Maga, não deixa de passar por aqui, minha linda
    Olhe, a nossa linda e querida O’Sanji me mandou coisas lindas, acho que para nós todos, clica no link que ela deixou!
    Beijos
    Meg

  11. James says:

    Ótimas dicas mestra!

    Um abraço.

    =-=-=
    Sei que estou em dívida com vc, James
    para aquela conversa, mas irei assim que possível.
    Beijos
    Meg

  12. Lou says:

    Adoro Fernando Pessoa! ; -)
    Beijos e um bom fim de semana pra você!

  13. AV says:

    Querida Meg,

    Só agora venho aqui porque não tenho tido tempo para nada. Mas não podia deixar de comentar este seu post sobre o nosso eterno e completíssimo Pessoa. A forma como ele é respeitado e reconhecido no mundo inteiro (e particularmente no Brasil) aquece-me sempre a alma.
    Ao fazer este ano 70 anos da sua morte entrou no domínio público (não sei se é assim que se diz no Brasil, isto significa que pode ser publicado sem ter que se pagar direitos de autor), e por isso tem sido largamente reeditada toda a sua obra. É curioso este aspecto, sabendo nós que o pobre Pessoa viu recusadas, sucessivamente, as suas tentativas de publicação, e só a Mensagem foi publicada ainda em vida dele. O mundo é injusto, não há dúvida!
    Quanto aos Xutos e Pontapés, uma banda de culto por cá, também não morro de amores por eles. Mas têm já um estatuto especial na música portuguesa e algumas composições muito boas. Esta que você escolheu é uma delas, talvez por ser muito pessoana. São velhos roqueiros, do tempo em que as letras eram importantes. Aplaudo o bom gosto da sua escolha, querida, com este Homem do Leme.

    Um beijão e apareça lá na porta do vento, ok?
    Ana

  14. AV says:

    ah, e sobre o House: em Portugal já acabou a 3ª série (ainda estou de luto…) que eu julgava ser a última.
    mas se vc diz que há uma 4ª série vou ficar atenta, e com um grande sorriso de volta! Sou tão viciada que estou a ver tudo na Fox pela segunda vez, e não me importo nada!

    bjs

