CANNES 2007-60a. edição: Dá-lhe San Quentin! UPDATED

« Boulevard de la Mort – un film Grindhouse » de Quentin Tarantino brilha em Cannes e é apontado como provável vencedor!

(tee hee!!!)
KING GEORGE AND BRAD PIIT(notem a felicidade do rei George e do Pitt, quando souberam a respeito de Tarantino.)

Esses últimos dias tenho vivido no maior nervosismo e estava achando esse Festival de Cannes extremely boring!
Boring and dull, palavras exatas para definir esse Festival sex-agenário. Pensei que fosse a idade, mas não…
Até que ontem, bem, já um pouco tarde, recebi a notícia.
Não só o Tarantino brilhou em Cannes , como – e esta a razão da minha alegria – é o mais provavel vencedor. Ok, Tudo bem que Cannes, os franceses em geral , a-do-ram Tarantino desde Pulp Fiction, e ele é um dos mais fiéis amantes (digamos assim) do Festival., mas…
Não tem nada, nada, neste mundo que possa me chatear, aborrecer or whatever…
A Palma de Cannes está PROVAVELMENTE, nas mãos do sempre querido, mas nunca suficientemente louvado QUENTIN TARANTINO.
Dizem, aliás, não dizem, aconteceu mesmo que certa vez o mais platônicos dos filósofos, isto é Aristóteles, que discordava dele, em uma de suas aulas peripatéticas, foi confrontado com alguém que defendia Platão em uma crítica que lhe fizera Aristóteles
E Aristóteles respondeu assim:
“Amo muito Platão, mas tenho mais amor à verdade!”
So do I : sei que meu Taranta não é bonito, embora não seja gordo nem careca, (perdoem-me os gordos e carecas) não deve nada à beleza. (sight)
Por isso, para festejar minha alegria com a magnífica performance de Death Proof (ou como ficou o título em francês: “Le Boulevard de la Mort – un film Grindhouse” convidei como rapazes ‘que enfeitam o bolo’, o Rei George e o marido da Angelina.
Estou ocupadíssima, mas não preocupada, e tinha que dividir isso com você.
Pra vocês verem que americano não entende mesmo nadica de nada a respeito de gênio e nem de cinema, quem entende são os europeus e os chineses, falow?
Vou logo fazendo o meu disclaimer: Tarantino pode até não ganhar, mas que já me deu alegria e felicidade de montón, ah isso deu! :P
Tee hee, again, ;-))))

Olhem só o que a Rosario Dawson disse a respeito do filme de Taranta: “Dans ce film, vous allez voir les courses poursuites les plus impressionnantes de votre vie, les nanas les plus délurées que vous ayez jamais vues, et le personnage de tueur psychopathe le plus effrayant auquel vous ayez jamais été confronté. Et en prime, vous allez vous marrer ! Quentin n’avait jamais fait un film pareil. (*)
E ela sabe o que diz. lembram dela em SIN CITY? (não que ela disesse alguma coisa). Valeu, Tarantino, meu orgulho. Uma pena, uma pena, o Clint Eastwood não ter ido…:o(
Na verdade não sou eu que escolho o melhor, o melhor é que me escolhe, como diria o poeta espanhol Jimenez.
<strong>Ci vediamo</strong>.
P.S: Aqui pra nós, quem não quer ver um filme com as “nanas les plus delurées”?
Ah! também não fizeram má figura: Além do clima de entusiasmo com Death Proof, Cannes também se alegrou com a estréia de “Luz Silenciosa” (“Stellet Licht”), de Carlos Reygadas, e de “Le Scaphandre et le Papillon”, de Julian Schnabel.
===

Outro: Claro que o filme é de Roberto Rodriguez também e foi apresentado separadamente, em duas partes. Mas isso não quer dizer nada:-)

++++

Lord, Gugala, e Eduardo: Deu a louca neste wordpress. Já vim responder os comentários e tentei várias vezes e não consegui. Perdeu-se toda a espontaneidade das respostas e as perguntas que fiz.

Tsc…. Grrrrrrr

UPDATE: (diretamente da página do Festival, que é quase como estar lá)

Periga, ai meu jesuzinho, o Tarantino não ganhar. No harm done se for para o coreano ou o russo

Agora, inacreditável mesmo é essa declarção do turco-alemão Fatih Akin:

“Dois anos atrás eu fiz parte do júri, então assistia a três filmes por dia. Isso foi algo que eu realmente curti”, disse o diretor turco-alemão Fatih Akin.

Com seu elogiado filme “The Edge of Heaven” (“Auf der anderen Seite”) participando da competição este ano, as apostas em jogo para ele são mais altas e, portanto, a experiência é mais intensa.

“É como uma Copa do Mundo de futebol”, disse Akin. “Se você traz um filme fora da competição, é como jogar um amistoso — mas se um filme seu está na competição, é como disputar uma partida com o Brasil.”

Muito interessante!

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

10 Responses to CANNES 2007-60a. edição: Dá-lhe San Quentin! UPDATED

  1. gugala says:

    qdo vi Cães de Aluguel parece que me aconteceu algo parecido com sua leitura do 1º capítulo do 1º livro da Ana Maria Gonçalves de que vc comentou. E o mesmo aconteceu depois, na sequência da filmografia dele. Meu herói.
    bjs

  2. Eduardo.P.L says:

    Assim TODOS ficaram felizes! Merecidamente!
    Bjs

  3. Meg,
    Uma palavrinha sobre Tarantino sempre se justifica. Andei uma época estudando roteirização por minha conta. Tinha metido na cabeça a idéia de roteirizar uma novela do velho: Os Caminhantes de Santa Luzia. Muita coisa a ler, técnica, o que pode e não pode. Foi quando caiu em minhas mãos o roteiro de Pulp Fiction. Aprendi mais lendo esse script, do que em qualquer outro lugar. É uma verdadeira aula. Tarantino é fera!
    Beijo

  4. Lord querido,
    Pura verdade. O script de Pulp Fiction é – agora- mais conhecido até que o filme, me disse um amigo das cinefilias.

    E como ficou a idéia de roteirzar o texto? Já ássou para o plano da ação?

    E essa final é maravilhoso: Trantino é fera.
    Pua verdade.
    beijo
    Meg

  5. Gugala:-) é verdade: em Reservoir Dogs, muito além dos temas, o que é mais revelador é a estética que não é nem inovadora nem transformadora, mas prenunciava o Tarantino’s way.
    Um beijo

    —-
    Eduardo,
    Obrigada.
    M.

  6. Lord querido
    já escrevi várias vezes aqui uma resposta e não sai nada tscc..

    Bem, li em algum lugar que nowadays, o roteiro de Pulp Fiction é mais conhecido que o próprio filme, tantro que é usado em Universidades e escolas de Cinema.

    E a idéia da roteirização, vc fez? transformou-a em realidade?

    O velho Graça tem tido sorte em matéria de transposição para filmes, sim ou não?

    O que eu vi, achei maravilhoso.
    Beijos.

  7. Magaly says:

    P-A-R-A-B-É-N-S!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estamos todos, mas você é que tem o mó amor por Tarantino; então, merece parabéns dobrados. Realmente esse cara é um estouro.
    Vejo mais filmes agora com a reinstalação da Net. Meu defeito é que não sei lidar com o tempo: faço o mínimo no maior tempo. Sim, e tenho uma locadora aqui perto. Se não me atualizar em cinema, é porque sou devagar mesmo.
    Puxa! Relaxei no português hoje! É isso mesmo, a gente, às vezes, precisa controlar o rigor a que se submete até nas coisas mais simples da vida.
    Quero mais notícias de Cannes.

  8. Maga, queridíssima:
    Olha tem um turco que está corrrendo por fora, um indiano…Ih! Não sei não.
    Parece que o tarantino se diverte e isso é bom. Cannes ama o Taranta, assim como eu, mas acho difícil ele levar.
    Enfim, isso vai durar até domingo. Ay que nervios!
    Olha essa do turco:
    http://cinema.uol.com.br/ultnot/2007/05/24/ult26u24163.jhtm

  9. Meg,
    Esqueci de dizer que sou capricorniano, obstinado como um bode velho. Quando meto uma coisa na cabeça vou até o fim. Estudei, aprendi, fiz o roteiro. Está pronto, registrado, concorrendo a um prêmio na UBE aqui de São Paulo. Vamos ver…
    Beijão

    RESPOSTA, ou tentativa de:-)

    Ah!!!!!!!
    É muito bom saber disso.
    Sabe, na minha vida, afora o meu marido – que me perdoem os demais – tenho conhecido uns homens e mulheres muito débeis, cheios de firulas e “nove horas” … Um dizia que estava *EXANGÜE*, imagine, para dizer que estava cansado. Mas não estou dizendo isso gratuitamente, não
    Estou dizendo, e se estivesse falando com vc diria em alto e bom som ou tom, que detesto duas coisas nas pessoas: a procrastinação..uh!!!! até me arrepio, e quem começa mil coisas ao mesmo tempo e *NUNCA* termina nada.
    É muito mais irritante, annoying mesmo, muito mais do que se diz que os teimosos são:-))
    Uau!, então, por favor mantenha-me informada.
    Ótimo, feliz em saber disso!
    Good luck, dê-me as boas notícias.
    beijo
    M

  10. Oi, Meguita,
    ainda não vi o filme, mas já gostei.
    Junto-me ao George e ao Brad, no sorriso feliz.
    beijos
    fernando cals

    Ah Fernando:
    Bem, eu sou mais empolgada que o resto dos fãs dele.
    Mas aceito sua participação.
    Aliás, aquela sua foto no Observador , está *matadora*
    Beijos
    Meguita

