POEMAS DE LI STODUCTO, o blog

ladyhamilton2

Por uma feliz iniciativa de Adelaide Amorim e de Maju Costa, esta, uma amiga de longa data – resultante de uma conversa entre as duas – já está no ar o blog Poemas de Li Stoducto.

Adelaide, irrepreensivelmente delicada avisou-me hoje e aqui está a minha divulgação, ainda que tão restrita.

E aproveitando a oportunidade, transcrevo um dos poemas de Li Stoducto, grande pessoa, grande alma, de que tanto gosto e sobre o qual chegamos a discutir.


(A ilustração, é a que melhor me vem à cabeça: o pintor representa Lady Hamilton, a Divina Dama, que foi o tema de um dos romances de SUSAN SONTAG e que tinha o sub-título: Amante do Vulcão, romance denso e fascinante, tal como era Li Stoducto.)

Nada mais tenho a dizer. Ela, sabiamente, diz tudo.

CARNE DE PESCOÇO

Gosto dos malucos, doidos, desgraçados
exagerados, tristes, apaixonados
que praticam um suicídio tão diário
por sentirem tanta sede e gana de viver

Gosto dos que crêem na própria insanidade
por saberem-se humanos, limitados, miseráveis
e com isto exercitam a humildade
conscientes de estarem aprisionados
nesta pobre casca humana até morrer

Não gosto de ares de superioridade
(os parâmetros são tão tênues e precários!)
não concedo a ninguém autoridade
– Oh, esses deuses e deusas sectários –
pontificando sobre a vida e o que fazer

Pois na minha prisão de carne e osso
sou única, sou livre, sou colosso
sou meu anjo e meu algoz,
fora-da-lei sou coisa feita
e carne de pescoço.

Sobre sub rosa
The most of all things and persons in the entire world drives me *flabbergasted". That includes me.

8 Responses to POEMAS DE LI STODUCTO, o blog

  1. Alma says:

    Maravilhoso.
    Só posso dizer isso, Meg.

  2. Meg, não conhecí a Eliane. Não cheguei a frequentar o blog. Talvez a hora seja agora.
    Fique bem.
    Um beijo grande

  3. Maravilhoso mesmo !

  4. Celia says:

    ouvia falar de Eliane Stoducto. Cheguei a ler uma homenagem a ela no antigo Sub Rosa. Só não sabia que ela era tão grandiosa.
    Fantástico, mesmo
    Bj

  5. Vou linkar tb :)
    Abração !

  6. adelaide says:

    Meg, mesmo com esse atraso todo, vim agradecer teu post e a homenagem a nossa amiga ausente. Um abraço.

    Não precisa agradecer, Adelaide, vc sabe disso.
    Outro abraço, aliás, um beijo para vc
    Meg

  7. Magaly says:

    Muito bom, Meg, muito lindo. Eu não tinha lido este seu post. Tinha-me mudade dois dias antes, estva sem internet. Você fez jusiça ao valor da Li

    Na época do concurso, lembra? tive ocasião de me entender com ela e sentia, em seus e-mails, que ima simpatia respeitosa e delicada surgia entre nós. Prometi presença nos comentários de seus blogs. Veio a necessidade de me afastar da internet. na volta, a notícia penosa.
    Deus guarde a amiga que se já insinuava no meu coração.

